Saltar navegação

S01 - Acesso à Biblioteca

Etapas de Acesso

Para acessar e visualizar o conteúdo de um membro de biblioteca, siga os passos abaixo:

Passo 1 - Execução do TN3270

Executar o emulador de terminais TN3270.

Passo 2 - Conectar ao mainframe

O TN3270 é executado e os parametros para a conexão física são apresentados. Clique em Connect.

Passo 3 - Conexão física efetuada

A conexão física entre o TN3270 e o mainframe é efetuada. Uma sessão é aberta. Digite "L" ou "TSO" e tecle Enter. Lembre-se que sempre o Enter enviará um comando para o sistema.

Passo 4 - Inserir o nome de usuário

O TSO solicita a sua identificação. Digite o nome de usuário e tecle Enter. Lembre-se que as aulas foram desenvolvidas utilizando o usuário PW0001 e o seu usuário é diferente. Nos exercícios e práticas sempre substituir o PW0001 pelo seu usuário.

Passo 5 - Inserir a senha

O TSO solicita a sua senha. Digite sua senha e tecle Enter.

Passo 6 - Carga de recursos interativos

O TSO irá criar a sua sessão. Aguarde a chamada do ISPF seguida dos 3 asteríscos (***) e tecle Enter. Lembre-se que a conexão com o mainframe sofre interferências e que nesta tela podem ser apresentadas mensagens e ativado o ISPF (ou não).


Passo 6A - Ativaçao manual do ISPF (caso necessário)

O TSO poderá estar configurado sem a ativação automatica do ISPF e apresentará apenas o status READY, em vez do comando de ativação do ISPF como na tela anterior.

Passo 6B - Ativaçao manual do ISPF (caso necessário)

Neste caso, digite o comando ISPF e tecle Enter para ativar o serviço ISPF manualmente.

Passo 7 - Tela inicial do ISPF

O ISPF (Interative System Produtivity Facility) apresenta o painel do Menu Principal. Lembre-se do "disclaimer" da IBM. Tecle Enter.


Passo 8 - Menu principal do ISPF

O "disclaimer" é apagado e você está no menu principal do ISPF. Na linha de opções de menu (Option==>) digite 3 (Utilities) e tecle Enter para acessar o painel de utilitários.


Passo 9 - Painel de Utilitários

O ISPF apresenta o painel contendo os utilitários do sistema. Na linha de opções de menu (Option==>) digite 1 (Library) e tecle Enter para acessar o painel de bibliotecas.


Passo 10 - Painel de Utilitários de Biblioteca

O ISPF apresenta o painel de Utilitários de Biblioteca. Note logo abaixo da linha de opções de menu (Option==>) os comandos possíveis de serem executados. No exemplo, o nome da biblioteca é GR.PW0001.COBLIB. Na sua prática o PW0001 deverá ser substituído pelo usuário que você recebeu. Tecle Enter para executar o comando "blank" que irá apresentar a lista dos membros da biblioteca.


Passo 11 - Lista de membros da biblioteca

O ISPF apresenta a lista dos membros existentes na biblioteca GR.PW0001.COBLIB. Você verá a lista da biblioteca GR.SEU_USUARIO.COBLIB. Por exemplo: GR.PW0002.COBLIB; GR.PW0013.COBLIB.


Passo 12 - Visualizar o conteúdo

Posicione o cursor na frente de um dos membros da biblioteca, digite B (browser) e tecle Enter.


Passo 13 - Visualizar conteúdo

O resultado do comando BROWSE é apresentado, mostrando as linhas que compõe o membro IVEE001 da biblioteca GR.PW0001.COBLIB. Tecle F3 para sair do modo BROWSE.


Passo 14 - Lista de membros da biblioteca

O ISPF retornará para a lista de membros da biblioteca. Note que o membro que sofreu a última execução (neste caso o browse) será apresentado como o primeiro da lista. Após seu nome aparecerá a última ação ocorrida. Tecle F3 para retornar.


Passo 15 - Painel de Utilitários de Biblioteca

O ISPF retorna para o painel de Utilitários de Biblioteca. Tecle F3 novamente para retornar mais um nível.


Passo 16 - Painel de Utilitários do ISPF

O ISPF retorna para o Painel de Utilitários. Tecle F3 novamente para retornar mais um nível.


Passo 17 - Menu Principal

O ISPF retorna para o menu principal. Tecle F3 para sair do ISPF.


Passo 18 - Log Data Set

Dependendo das ações do usuário, o sistema gera um arquivo de log (estatísticas das atividades) durante a sessão do ISPF. Caso isto ocorra, antes de encerrar a sessão o sistema pergunta se o arquivo de log e os relatórios gerados na sessão devem ser mantidos. Digite 3 (manter o arquivo) e tecle Enter.


Passo 19 - Encerrar sessão TSO

O sistema encerra a seção do ISPF e retorna ao TSO. O status READY indica que o TSO está aguardando um comando. Digite o comando LOGOFF e tecle Enter.

Passo 20 - Encerrar Sessão Física

A sessão do TSO é encerrada e a tela inicial é apresentada. Clique no botão com a seta vermelha para encerrar a sessão física.

Passo 19 - Sair do sistema

O emulador TN3270 pede confirmação para encerrar a sessão com o mainframe. Clique o botão Sim.

Passo 19 - Fechar Emulador

A seção é encerrada. Feche o emulador.

RECOMENDAÇÕES E AVISOS IMPORTANTES

Você foi orientado sobre como acessar uma biblioteca e visualizar o conteúdo de um membro de biblioteca no mainframe iVee.

No momento você ainda não foi instruído sobre como utilizar todos os recursos que o z/OS, o TSO e o ISPF oferecem. Não tente utilizar o mainframe sem o conhecimento necessário. O mainframe é um ambiente sensível e compartilhado por vários usuários, o que exige responsabilidade em seu uso.

A identificação de uso indevido deste recurso acarretará no bloqueio automático da senha e consequentemente seu acesso ao mainframe será negado.

Caso você seja bloqueado ou tenha qualquer dúvida, entre em contato com seu instrutor através do e-mail ivee@ivee.com.br ou através do chat do seu grupo de estudo.

Parabéns! Agora você poderá dar continuidade aos seus estudos e vivenciar as facilidades do z/OS, do TSO e do ISPF.

 

Licença: licença proprietária