Saltar navegação

S01 - Acesso Relativo

Conceitos

Posição relativa.


Nos arquivos relativos, os registros podem ser lidos, alterados e excluidos, especificando-se o número da posição relativa do registro no arquivo (relative record number).

O primeiro registro é acessado pela posição relativa 1, o segundo registro é acessado pela posição relativa 2, o terceiro registro é acessado pela posição relativa 3 e assim sucessivamente. Os registros podem ser acessados aleatóriamente utilizando-se sua posição relativa no arquivo.

Este tipo de arquivo normalmente é utilizado em situações especiais, onde a posição do registro dentro do arquivo pode ser utilizada como referência. Por exemplo imaginemos o "ranking" mundial dos tenistas; o primeiro registro conteria os dados do primeiro colocado e assim sucessivamente. Para tratar o centésimo colocado no "ranking" acessaríamos o centésimo registro do arquivo.

Os registros são acessados através de uma variável definida na WORKING-STORAGE SECTION denominada chave-relativa. Por exemplo, para ler o centésimo registro do arquivo, move-se "100" para a chave-relativa e em seguida executa-se a instrução READ.

A chave-relativa é associada ao arquivo na cláusla SELECT, através da declaração RELATIVE KEY IS...

Licença: licença proprietária